Qual o significado de “segredo” para você?

Segredo é aquilo que lhe é confiado em particular e não deve ser compartilhado a mais ninguém. Quando se tem o conhecimento de um segredo, isso pode fazer com que a vida de uma pessoa venha a mudar de acordo com o que lhe foi dito, e por esse motivo a Força Jovem Universal resolveu compartilhar um precioso segredo para os jovens que participaram nesta sexta-feira (11/08), na vigília O Segredo, com o Bispo Marcello Brayner realizada por vídeo conferência.

Durante a reunião, vimos o testemunho do jovem Elton, que dos seus 16 aos 23 anos esteve no mundo do crime. Elton chegou a levar dez tiros, o que o levou a ficar em uma cadeira de rodas, mas nem isso o impediu de continuar no crime. Até que em um momento da vida ele se encontrou com uma doença no ossos, que o estava matando aos poucos, foi onde ele ouviu falar do trabalho do FJU, então começou a participar da reuniões, foi se entregando a Deus cada dia mais e hoje faz 8 anos que está curado, servindo a Deus.

O Bispo nos faz compreender que existe uma parte dentro de nós, chamada: “âmago”. O Âmago é considerado a parte mais intima do interior de um ser humano, que não pode ser preenchida por nada e nem ninguém, apenas Deus tem o poder de entrar lá e preencher definitiva e completamente este vazio… seja lá qual for o seu tamanho. O que na verdade faz uma pessoa se sentir mal, triste, vazia e depressiva, não são os problemas como os vícios, doenças, família desestruturada ou qualquer outra coisa, mas sim a falta do Espírito Santo (Deus).

Em cima dessas palavras, todos são convidados a ir diante do Altar, lugar onde podem se derramar diante do Todo Poderoso e assim receber o alívio (não apenas passageiro, mas eterno) de tanta dor interior. Neste momento dezenas de jovens se entregam a Deus. Confessando a Ele seus pecados, suas mágoas, agruras e tristezas. E sendo transformados pela grande Obra do Espírito Santo dentro de si.

Após à busca, foi finalmente chegada a hora de revelar ‘o segredo’ …

“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão”. – Lucas 6:37

Este versículo apresenta o contexto do grande segredo. Porque muitas vezes é fácil nós apenas apontarmos o dedo para alguém, dizer isso ou aquilo sobre aquela pessoa, difícil é se colocar no lugar e entender a situação que se passa, para assim ajudá-la.

E lendo a primeira parte do próximo versículo (Lucas 6:38), nos deparamos com o segredo.

“Dai, e ser-vos-á dado […]”

Eis aí o segredo para uma vida plena e feliz. Dar.

Dar absolutamente tudo de si para Deus, deixando assim Ele agir dentro de cada um de nós. E também dar para o nosso próximo. Não materialmente ou financeiramente, é se sacrificar, não julgando. Ajudar aqueles que nos desejam mal, os considerados “inimigos”, pois é muito fácil amar ou fazer o bem a quem amamos, mas o verdadeiro segredo é fazer isso por aqueles que não nos tratam bem ou não são queridos por nós, isso nos redimi diante de Deus, pois estamos cumprindo o segundo grande mandamento: “amar o próximo como a ti mesmo”.

“[…] boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. – Lucas 6:38

E por fim, a promessa é que à medida que nos proporcionamos a dar ao nosso próximo, iremos receber e até cem vezes mais.